Advertência

As matérias aqui publicadas são de inteira responsabilidade dos autores, não significando necessariamente a opinião oficial da AMCES

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dr. Mario Tadeu fala sobre a reinauguração da Capela do HUCAM

Publicamos a belíssima entrevista concedida pelo professor Dr. Mário Tadeu Penedo Borges, a respeito da recente e faustosa reinauguração da Capela Santa Terezinha do Menino Jesus, no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM-UFES), também conhecido como Hospital das Clínicas.

AMCES: Conte um pouco sobre a sua história de vida. Como decidiu ser médico? E por que é católico?

Dr. Mário Tadeu: A minha família é grande e são todos católicos praticantes. Estudei (antigamente) o primário, o ginasial e o científico no Colégio Salesiano de Vitória, onde havia todos ensinamentos do cristianismo-catolicismo.

Eu decidi ser médico porque meu pai foi um grande médico pediatra aqui em Vitória, e nenhum dos meus 06 irmãos optaram por esta profissão. Estudei na Faculdade de Medicina da UFES.

AMCES: O que motivou o senhor a liderar o processo de restauração da Capela Santa Terezinha?

Dr. Mário Tadeu: A iniciativa da restauração da capela do Hospital das Clínicas, foi da coordenadora da Câmara Técnica de Humanização do HUCAM (Janildes dos Santos) da qual faço parte, que perguntou-me se eu aceitava levar adiante este dificílimo projeto e eu aceitei. 

AMCES: O senhor poderia nos contar um pouco da história da Capela?
 
Dr. Mário Tadeu: A capela Santa Terezinha do Menino Jesus do Hospital das Clínicas, foi inaugurada em 1957, pelo diretor do então Sanatório Getúlio Vargas, Dr. Jaime Santos Neves, e foi construída a pedido dos pacientes que aí ficavam internados por longos períodos e necessitavam de um local para fortalecimento espiritual e assim ajudá-los na recuperação de sua saúde.

AMCES: Quais as maiores dificuldades que o senhor enfrentou para levar adiante o projeto?
 
Dr. Mário Tadeu: As principais dificuldades para a conclusão da nossa obra de restauração da capela foram a obtenção de recursos financeiros e doações. Um grande percentual do dinheiro necessário foi obtido através da venda do livro de minha autoria "A LUA CHEIA NASCE PARA TODOS" que eu doei para este projeto

AMCES: E quais foram as surpresas positivas?
 
Dr. Mário Tadeu: Em primeiro lugar foi o sucesso de vendas do livro acima citado. Não esperávamos vender 700 exemplares no prazo de apenas 4 meses. Em segundo lugar foi a participação voluntária do setor de manutenção do HUCAM, através do seu chefe Rogério Cardoso Loureiro, que eu não conhecia e considero a sua participação por iniciativa própria um verdadeiro milagre. Dediquei a ele um capítulo do meu segundo livro sobre a reabertura da capela, chamando-o: "São Rogério da Manutenção". Este livro ficou belíssimo, segundo aqueles que estão comprando-o. Continuamos vendendo este livro para ajudar em algumas dívidas que ainda ficaram da obra de restauração.

AMCES: Na sua opinião, qual a importância que a Capela tem para o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes?

Dr. Mário Tadeu: A importância da capela para o hospital também está descrita detalhadamente neste livro. Em poucas palavras eu diria que é um local sagrado para o fortalecimento espiritual de toda a comunidade do HUCAM, principalmente os pacientes e os seus parentes. Dando-lhes conforto, esperança e colaborando muito na recuperação da sua saúde.
 
AMCES: Deseja fazer algum apelo, divulgação ou pedido especial aos médicos católicos do Espírito Santo e aos pacientes?
 
Dr. Mário Tadeu: A capela continua dependendo de doações. Ela não tem verba oficial. Se algum médico quiser fazer uma pequena doação ou comprar o meu segundo livro, que descreve todo o milagre deste projeto, estamos vendendo-o (R$ 20,00) lá no HUCAM.

A capela já está tendo missa todas às quartas-feiras, às 15:00 horas. Pretendemos fazer uma belíssima missa de natal dia 20 de dezembro próximo às 19:30 horas.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário